Construindo Infraestruturas Digitais Públicas: O Papel das DPIs
professores Ana Carolina Benelli, Eduardo Benchimol, Fabro Steibel e mais 5.
Curso sem previsão de lançamento
categorias
tema
As estradas e pontes digitais tem nome, elas se chamam Infraestruturas Públicas Digitais (IPD) ou “Digital Public Infrastructures” (DPI) e são decorrentes de uma abordagem que está situada na interseção de tecnologia, governança e ecossistemas locais. Por meio das DPI/IPD países podem ‘transportar’ uma série de serviços vitais para os cidadãos, desde serviços de saúde e governo eletrônico até educação online e proteção social.
O tema não poderia ser mais propício, uma vez que o Brasil assumiu a liderança do G20 em 2024 – grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e também a União Africana -, e a construção de infraestrutura pública digital inclusiva e confiável faz parte das agendas priorizadas. A abordagem do atual governo brasileiro para fomento às Infraestruturas Públicas Digitais (DPI/IDP) pode acelerar a prestação de serviços públicos digitais do país, e ao mesmo tempo catalisar a inovação do setor privado e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Esse curso do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio) procura introduzir o conceito, expandindo a capacidade de adoção de DPIs no Brasil, trazendo casos de uso destas infraestruturas e como podem impactar na modernização dos mecanismos de serviços públicos de maneira segura e inclusiva.
professores
{{ pessoas.pessoaActive.title }}
aulas
{{ aula.title }}
{{ aula.subtitle }}
com {{ aula.palestrante_1 }} , e {{ aula.palestrante_2 }} e {{ aula.palestrante_3 }}
informações
{{ informacao.title }}
Início das Inscrições: 11 de March
Fim das Inscrições: 08 de April
{{ aula.date }}