Mídias sociais e jornalismo: reduzindo riscos e engajando audiência
professores Alana Rizzo, Carla Jiménez, Clara Becker e mais 3.
Curso sem previsão de lançamento
categorias
tema
As novas tecnologias mudaram o ecossistema da informação. Na era digital, o jornalista precisa estar presente nas mídias sociais. Elas são fonte de pautas, de contatos, de divulgação do trabalho e de engajamento com o público. Por outro lado, as mídias sociais dificultam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, trazem novas questões de cunho ético e legal e muitos, muitos trolls.
Neste curso, abordaremos uma das principais dificuldades do jornalista hoje, a de fazer um uso saudável das mídias sociais. O curso capacitará jornalistas a usarem as mídias sociais a seu favor, recuperarem o controle dos seus dados pessoais e aprenderem sobre as melhores práticas nos usos de mídias sociais pela imprensa e técnicas para garantir a proteção da privacidade na internet. Abordaremos também o Direito como ferramenta de defesa para o jornalista, os tipos de assédio que podem ser judicializados e liberdade de expressão no contexto online.
Esta capacitação online é a primeira iniciativa do projeto Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas, realizado em parceria com o Redes Cordiais e apoiado pelo Facebook Journalism Project, que visa aumentar a resiliência cibernética de jornalistas nas eleições municipais de 2020 contra o assédio online. Ao longo do segundo semestre, promoveremos diversas ações com o objetivo de capacitar jornalistas para lidar com os desafios do futuro digital, equipá-los para gerenciar crises e fazer um uso positivo das mídias sociais na rotina de trabalho.
professores
{{ pessoas.pessoaActive.title }}
aulas
{{ aula.title }}
{{ aula.subtitle }}
com {{ aula.palestrante_1 }} , e {{ aula.palestrante_2 }} e {{ aula.palestrante_3 }}
informações
{{ informacao.title }}
Início das Inscrições: 12 de June
Fim das Inscrições: 14 de December
{{ aula.date }}