- Desconfie das manchetes
Notícias falsas frequentemente apresentam manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Se as afirmações chocantes na manchete parecerem inacreditáveis, desconfie
- Verifique atentamente o link
Um link impostor ou semelhante a de outro site pode ser um sinal de alerta para notícias falsas. Muitos sites de notícias falsas imitam fontes de notícias autênticas, fazendo pequenas alterações no link. Você pode navegar até o site para comparar o respectivo link com o de fontes de notícias estabelecidas.
- Investigue a fonte
Verifique se a reportagem foi escrita por uma fonte confiável e de boa reputação. Se a reportagem for proveniente de uma organização desconhecida, verifique a seção “Sobre” do site para saber mais sobre ela.
- Observe se a formatação é incomum
Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura, se perceber esses sinais.
- Atenção com as imagens
Notícias falsas frequentemente contêm imagens ou vídeos manipulados. Às vezes, as fotos podem ser autênticas, mas podem estar fora de contexto. Você pode pesquisar as fotos ou as imagens para verificar sua procedência.
- Confira as datas
Notícias falsas podem apresentar datas que não fazem sentido ou que tenham sido alteradas. Sempre verifique a data da publicação.
- Cheque as evidências
Verifique os elementos que sustentam a notícia para confirmar se ela é confiável. Falta de evidências sobre os fatos ou menção a especialistas desconhecidos pode ser uma indicação de notícias falsas.
- Procure outras reportagens
Se nenhuma outra fonte de notícias publicar uma reportagem sobre o mesmo assunto, isso pode ser um indicativo de que a história é falsa. Se a reportagem for publicada por várias fontes confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira.
- A história é uma brincadeira?
Às vezes, pode ser difícil distinguir uma notícia falsa de um conteúdo de humor ou sátira. Verifique se a fonte é conhecida por paródias e se os detalhes e o tom da história sugerem que pode se tratar apenas de uma brincadeira.
- Algumas histórias são intencionalmente falsas
Pense de forma crítica sobre as histórias que você lê e compartilhe apenas as notícias que você sabe que são verossímeis.