Mapa da Informação
Como o governo armazena e processa as informações de identificação dos cidadãos?
área de pesquisa
categorias
tema
O Brasil precisa de um mapa do recurso mais importante para o desenvolvimento econômico no mundo contemporâneo: a informação. No setor público, o tratamento das informações do cidadão é frequentemente caótico. Temos dezenas de sistemas que não conversam entre si, dados são perdidos constantemente, silos informacionais são mal utilizados e assim por diante.
Quem paga o preço de tudo isso é o cidadão. Hoje, os processos administrativos demoram muito mais do que deveriam, precisam ser repetidos a cada órgão governamental e são muito mais caros do que o necessário.
Este mapa expõe o problema e ajuda a formular uma pergunta simples, mas poderosa: como podemos melhorar?
A primeira versão do mapa enfatiza os silos de informações relacionados aos documentos pessoais, que são fundamentais no relacionamento do Cidadão com o Estado. Estão representadas seis camadas do ecossistema dos documentos no Brasil: os órgãos gestores, os operadores de tecnologia da informação, as bases de dados, os aplicativos (apps), os documentos e os serviços e políticas relacionados.
O mapeamento visa auxiliar na discussão melhor informada sobre documentos, desburocratização, acesso e qualidade dos serviços públicos no Brasil. O Mapa da Informação é um projeto do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).
___
Em fase de testes. Se desejar contribuir envie um e-mail para its@itsrio.hacklab.com.br.
vídeo de lançamento
conteúdos relacionados
publicações
A geração ansiosa: como a internet afeta a saúde mental de crianças e adolescentes
Por Sérgio Branco e Celina Bottino Saiba Mais