Riscos para desinformação na mídia online brasileira
palestrantes Andréa Doyle, Debora Albu, Emanuele Brandi e mais 1.
inscrições encerradas
categorias
tema
Evento realizado em parceria com Global Disinformation Index - GDI
Vídeo da gravação do evento ao final da página ⬇️
Desde que o ecossistema midiático se expandiu para o ambiente online, as transformações na produção e distribuição de notícias expuseram a indústria a novos riscos de desinformação. Os sites de notícias têm incentivos financeiros para espalhar desinformação, a fim de aumentar seu tráfego online e, em última instância, sua receita de publicidade. A pandemia da COVID-19 é um dos exemplos mais impactantes de como notícias falsas podem minar a saúde pública e a segurança da população.
Na Varanda ITS #107, lançamos o relatório “Avaliação de Riscos de Desinformação: O Mercado de Notícias Online no Brasil”. Com base em um estudo de 35 domínios de notícias, o documento traz conclusões sobre os riscos de desinformação para o mercado de mídia no Brasil. Os resultados são fruto da pesquisa conduzida pelo Global Disinformation Index em parceria com o ITS, de abril a agosto de 2021.
O estudo apresentado, bem como as recomendações baseadas em princípios e boas práticas internacionais para o exercício jornalístico, são de grande valor aos formuladores de políticas, sites e portais de notícias e à indústria de tecnologia de publicidade em geral, na medida em que contribuem para o combate ao financiamento da desinformação. Para A apresentação do relatório, convidamos a pesquisadora e coautora, Andréa Doyle, o gerente de Produto Líder do GDI, Emanuele Brandi, além da jornalista e pesquisadora sênior de Democracia e Tecnologia do ITS, Thayane Guimarães, e da coordenadora de Democracia e Tecnologia do ITS, Debora Albu.
palestrantes
{{ pessoas.pessoaActive.title }}
informações
{{ informacao.title }}
video
quer saber das próximas?
conteúdos relacionados
varandas
2022 em lances: melhores e piores placares da tecnologia
Evento acontece no dia 16 de dezembro, às 10h, no YouTube Saiba Mais